Livro A Menina que Roubava Livros, por Markus Zusak – ISBN: 8598078174

Livro A Menina que Roubava Livros, por Markus Zusak – ISBN: 8598078174

Resenha

Por

Eu diria assim, só pra começar: um livro muito bem escrito, fala da existência, da humanidade, da coragem, do medo, fala de muitos sentimentos e comportamentos, de objetivos bizarros dos humanos, comportamentos que chocam a própria morte.

Literalmente um livro para se roubar... Ele acontece durante a Segunda Guerra Mundial, quando uma garota vai morar junto a uma família de criação. No caminho para sua nova casa, sua mãe desaparece e seu irmão acaba morto. Já morando em sua casa nova, de vida nova, os seus recém pais Liesel teve que aprender que nem tudo que aparenta ser como é.

Na "Alemanha Nazista", acaba descobrindo que um judeu pode chegar a ser o seu mais querido amigo; e também que o Füher pode não ser tão amável quanto ela achou; e também que o certo não é bem visto. E, com toda a certeza, descobriu também que as palavras podem ser a mais poderosa das poderosas de todas as armas.

Cemitério, biblioteca, fogueira... Três dos lugares nos quais essa querida heroína rouba os estimados livros. Cada um tinha um significado e trazia uma nova descoberta, cada uma mais encatadora e inusitada que a outra. Talvez por esta coragem, ou até pelos sentimentos verdadeiros... Mas na verdade, é que não sei só é meio assustador, mas quando a morte se apaixona por um humano, pode ter a certeza de que isso sim é extremamente assombroso. Amizade, dor ou amor, sentimentos que os humanos podem sentir, ah isso este livro te traz. E uma sensação de como "quando a morte conta uma história, você deve parar para ler", mesmo sem que a conheça (a morte).

A história é narrada pela própria morte, é assim que conhecemos a história de Liesel Meminger, uma garota que não teve muita sorte na vida até o fatídico momento em que a conhecemos. Começa assim, com o primeiro roubo de Liesel, isso foi algumas horas depois da morte de seu irmão mais novo, com “O Manual do Coveiro”. A Liesel chega na casa da nova família, Hubbermann, e sua nova mãe, Rosa, é uma mulher forte e bem definida enquanto seu novo pai, o Hans, estava mais para um cara gentil (ela se deu bem com ele desde o começo). Em seguida de chegar na Rua Paraíso Liesel conhece Rudy, um garoto com cabelo amarelo limão que cria uma grande amizade com a nossa protagonista, claro que da parte de Rudy era mais que amizade, mas a Liesel não deu muito espaço para ele nesse quesito.

Depois de um tempo na casa dos Hubermann, receberam uma visita inesperada, Max, um garoto judeu, fugitivo da Alemanha de Hitler. Como tantos outros judeus, como Hans conheceu o pai de Max (ganhou sua sanfona de presente dele) a família decidiu então, acolher o rapaz.

Não demorou pra serem amigos. Hans ajudou a Liesel, que não sabia ler, tornando o porão da casa um lugar de estudos, e as paredes o quadro negro onde Liesel escrevia sobre tudo que considerava difícil, e com a chegada de Max, passaram a dividir o lugar com o rapaz já que ninguém poderia saber que ele estava por lá.

Passano o tempo Liesel acabou ficando a melhor amiga de Max e quando ele ficou doente (porque levaram neve para dentro do porão, assim para que Max poderia ver e brincar um pouco também), Liesel passou a ler para ele. Mas os livros que ela tinha eram apenas dois, com o pedido de Rosa para Liesel levar as roupas passadas para a casa do prefeito, a mulher convidou Liesel para entrar e ver a biblioteca. Naquele momento, Liesel decidiu então que pegaria um dos livros (já que eram tantos e eles não dariam falta de um) e acabou em seu terceiro furto, e por ai vai, toda vez que um livro acabava ela ia lá e roubava mais outro livro, e logo em seguida lê-los para Max que ainda estava muito doente era seu passatempo predileto.

Esta história de Liesel acabou cativando muitas pessoas pelo mundo, e eu... não sou uma exceção. Vale super a pena ler, super indico!

Markus Zusak

Mais novo de quatro filhos de um austríaco e uma alemã, Markus cresceu ouvindo histórias a respeito da Alemanha Nazista, sobre o bombardeio de Munique e sobre judeus marchando pela pequena cidade alemã de sua mãe. Ele sempre soube que essa era uma história que ele queria contar. "Nós temos essas imagens das marchas em fila de garotos e dos 'Heil Hitlers' e essa ideia de que todos na Alemanha estavam nisso juntos. Mas ainda haviam crianças rebeldes e pessoas que não seguiam as regras e pessoas que esconderam judeus e outras pessoas em suas casas. Então eis outro lado da Alemanha Nazista", disse Zusak numa entrevista com o The Sydney Morning Herald. Aos 30 anos, Zusak já se firmou como um dos mais inovadores e poéticos romancistas dos dias de hoje. Com a publicação de "A Menina que Roubava Livros", ele foi batizado como um "fenômeno literário" por críticos australianos e norte-americanos. Zusak é o autor vencedor do prêmio de quatro livros para jovens: "The Underdog", "Fighting Ruben Wolfe", "Getting the Girl", e "Eu Sou o Mensageiro", receptor de um Printz Honor em 2006 por excelência em literatura jovem. Markus Zusak vive em Sydney com sua esposa e sua filha. Gosta de surfar e assistir filmes em seu tempo livre.

  • Capa
  • Introdução
  • Sinopse
  • Leitura
  • História
  • Final
  • Papel
Total Geral
Excelente 4,4

Você já leu o livro A Menina Que Roubava Livros? Deixe seu comentário:

Comprar Livros online é fácil e confiável, aproveite e compre o Livro A Menina Que Roubava Livros – Zusak, Markus – ISBN: 8598078174.

Ao perceber que a pequena Liesel Meminger, uma ladra de livros, lhe escapa, a Morte afeiçoa-se à menina e rastreia suas pegadas de 1939 a 1943. A mãe comunista, perseguida pelo nazismo, envia Liesel e o irmão para o subúrbio pobre de uma cidade alemã, onde um casal se dispõe a adotá-los por dinheiro. O garoto morre no trajeto e é enterrado por um coveiro que deixa cair um livro na neve. É o primeiro de uma série que a menina vai surrupiar ao longo dos anos. O único vínculo com a família é esta obra, que ela ainda não sabe ler. Assombrada por pesadelos, ela compensa o medo e a solidão das noites com a conivência do pai adotivo, um pintor de parede bonachão que lhe dá lições de leitura. Alfabetizada sob vistas grossas da madrasta, Liesel canaliza urgências para a literatura. Em tempos de livros incendiados, ela os furta, ou os lê na biblioteca do prefeito da cidade. A vida ao redor é a pseudo-realidade criada em torno do culto a Hitler na Segunda Guerra. Ela assiste à eufórica celebração do aniversário do Führer pela vizinhança. Teme a dona da loja da esquina, colaboradora do Terceiro Reich. Faz amizade com um garoto obrigado a integrar a Juventude Hitlerista. E ajuda o pai a esconder no porão um judeu que escreve livros artesanais para contar a sua parte naquela História.

  • Origem:  NACIONAL
  • Editora:  INTRINSECA
  • Idioma:  PORTUGUÊS
  • Edição:  1
  • Ano:  2007
  • País de Produção: Brazil
  • Código de Barras:  9788598078175
  • ISBN:  8598078174
  • Encadernação:  BROCHURA
  • Altura: 23.00 cm
  • Largura: 16.00 cm
  • Peso: 00.66 kg
  • Complemento:  NENHUM
  • Nº de Páginas:  480
  • Lista de mais vendidos:
    • # 96 emLivros

ISBN: 8598078174

+ TEEN

Livro A Tumba Das Sombras – Lerangis, Peter – ISBN: 8576864096
Livro A Tumba Das Sombras – Lerangis, Peter – ISBN: 8576864096
Livro Vermelho – Um Amor De Sangue – Olegario, Juck – ISBN: 8555268982
Livro Vermelho – Um Amor De Sangue – Olegario, Juck – ISBN: 8555268982
Livro O Guia Do Heroi Para Ser Um Fora Da Lei – Healy, Christopher – ISBN: 8576863731
Livro O Guia Do Heroi Para Ser Um Fora Da Lei – Healy, Christopher – ISBN: 8576863731
Livro The Peculiar Princess – Andersen, Lynette – ISBN: 1530753481
Livro The Peculiar Princess – Andersen, Lynette – ISBN: 1530753481

Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,