Livro Fortaleza Digital, por Dan Brown – ISBN: 8580414059

Livro Fortaleza Digital, por Dan Brown – ISBN: 8580414059

Resenha

Por

Antes de começar, há um certo tempo quero preparar uma análise de um título de tanta visibilidade então aí vai a minha primeira resenha que será sobre o primeiro livro do famoso e consagrado autor Dan Brown. Ainda nunca tinha lido um livro dele, mas já tinha ouvido falar sim desse grande autor, de suas obras, ai então resolvi prestigiar seu trabalho no Fortaleza Digital.

O livro conta a história envolvente da a NSA, uma das principais agências de inteligência dos Estados Unidos, que tinha por objetivo desse projeto prever qualquer possível ataque terrorista. Um criptógrafo chamado Greg Hale, a importante criptógrafa da agência chamada Susan Fletcher, seu noivo, o professor universitário David Becker, o vice-diretor Trevor Strathmore, o diretor da agência Leland Fontaine e alguns outros funcionários da National Security Agence, o ex-funcionário Ensei Tankado e a super máquina que custou bilhões ao governo dos Estados Unidos, o TRANSLTR (construído para quebrar todo e qualquer código ou desencriptar qualquer mensagem ou e-mail enviado pelo planeta).

A cada capítulo, o gênero pulsante de Dan Brown é possível sentir a cada letra consumida, ele causa arrepios e uma vontade enorme de descobrir que o fim levará Susan a entender que sua vida está cheia de redes de intriga. Também devo dizer que o livro foi lançado no fim da década de 90, e naquela época a tecnologia não era tão sofisticada para os usuários comuns como é hoje em dia, ao ler o livro, fixar o ano de 1998, caso isso não aconteça, você pode ficar frustrado com esse suspense tecnológico.

Bom, a modernidade (os avanços da tecnologia), tornaram mais difícil o trabalho da agência NSA, que como eu disse, decodificava os códigos que estivessem protegendo arquivos suspeitos. Pensando em deixar de ficar obsoleta na vigilância a possíveis tentativas de planejamento de ataques terroristas, a NSA teve a brilhante ideia de criar 'a máquina' com milhões de processadores chamado TRANSLTR (capaz de quebrar qualquer código e faze-lo acessível ao conteúdo de todo e qualquer arquivo enviado de qualquer parte do planeta terra). A construção desta máquina, gastou bilhões de dólares do governo dos EUA e levou anos para terminar. Foi feita sob sigilo total, e quando ele ficou pronto, os diretores da agência de segurança (pensando em proteger o projeto de ficar ultrapassado) vazaram propositalmente que o projeto foi um fracasso total (tentando enganar programadores que criavam algorítimos avançados a disposição da população).

Ensei Tankado, ajudou na construção do TRANSLTR e queria que a NSA tornasse público que usando o programa, o governo teria acesso aos conteúdos dos e-mails, já que a própria agência seria responsável pela regulação do dispositivo de decodificação. Mas a agência, não queria ter problemas com as organizações reivindicadoras dos direitos dos usuários de internet, e protestariam contra o governo caso soubessem que o tal projeto ameaçaria a privacidade das pessoas. Logo, o pedido de Ensei Tankado foi negado e ele se demitiu revoltado. Ele não se demitiu antes porque acreditou que a idéia era de que o computador seria usado realmente para decifrar e-mails apenas em casos onde houvesse a autorização do departamento de justiça do país. Quando a NSA descobriu que Tankado contataria uma organização protetora dos direitos dos usuários de internet, interveio deportando ele para o Japão, seu país.

O TRANSLTR estava funcionando perfeitamente e as mil maravilhas, quebrava os códigos, vários ao dia com uma eficiência realmente impressionante e o Trevor Strathmore, vice diretor da NSA, ao interceptar conversas do ex-funcionário com o seu parceiro, North Dakota, notou que Ensei criou um código supostamente indecifrável e que lançaria na internet o algorítimo desse código. Strathmore também descobriu que esse algorítimo seria protegido por uma especie de chave, quando alguém quisesse decifrar, teria que ganhar um leilão que o ex-criptógrafo da agência promoveria. Quando o algoritmo foi para a internet, Strathmore fez o download do arquivo e tentou quebrar o código que protegia o algorítimo usando o TRANSLTR, o seu mega computador. Quando Strathmore recebe descobre que Tankado morre indo a Espanha, convida David Becker (noivo de Susan Fletcher), para ir a Sevilha, cidade onde Tankado morreu, para decifrar a chave de acesso ao algoritmo (que poderia estar com ele na hora da morte).

David Becker não trabalhava com o governo, era um cívil, e só foi chamado porque conhecia línguas variadas até o espanhol, mas o motivo mesmo foi que Strathmore não queria os canais normais (caso usasse, poderia espalhar a informação sobre o Fortaleza Digital - nome dado ao algorítimo 'inquebrável') o que era uma grande preocupação do vice diretor.

Quando o programa (TRANSLTR) demora muito mais do que o normal para quebrar o código que protege o Fortaleza Digital, Strathmore, chama Susan Fletcher, a importante criptógrafa da agência e explica o que houve, enquanto no necrotério de Sevilha, Becker descobre que Tankado usava um anel quando morreu e o anel não está mais com ele. Com esta descoberta, David e Strathmore acham que no anel pode estar a chave. Daí então, começa a busca desesperadora pelo anel, enquanto nos EUA começa a busca pelo North Dakota (parceiro de Ensei Tankado) que poderia ter a chave do Fortaleza Digital.

Ainda no escritório, Susan recebe, através de Strathmore, a notícia de que seu marido, David Becker, está na Espanha numa missão da NSA, solicitada pelo prórpio vice-diretor. Becker, professor universitário, parece a melhor opção para uma agência governamental com poder e conexões inimagináveis? A desculpa de Strathmore é que não queria usar os canais oficiais e correr riscos de descobrirem a missão. Fica claro na hora que isso só serve para aumentar o conflito entre David e Susan, que estão passam por uma péssima fase no relacionamento, o que no final do livro, salva a relação e fornece um final romântico feliz.

Pra mim, ficou um pouco mal contada a parte em que o Hulohot, um dos vilões da história, fica sozinho (e armado) no banheiro com David e simplesmente não consegue executá-lo deixando ele escapar pela porta. Tudo bem um livro ter momentos, digamos, surreais, mas a parte em que o David Becker finalmente encontra o anel, achei um exagero, além de uma coisa difícil de digerir. Porque, depois de a mulher que tinha o anel ter sido grossa com ele, resolveu se aproximar tentando ser gentil assim sem mais nem menos? Também aproveito para registrar que foi um tanto quanto esquisito apenas um dos banheiros (o masculino) estar fechado para limpeza e não os dois. Também digo que Dan brown, se perdeu um pouco na parte final quando todos na NSA tentam salvar o banco de dados deixando tudo agonizante demais. No momento em que é descoberto que o Urânio foi responsável tanto por Hiroshima, quanto Nagasaki, fica claro: é só subtrair U-238 por U-235, mas os personagens complicaram uma coisa simples e só aos 48 do segundo tempo que eles chegam a óbvia solução.

A escolha de nome das personagens foi ruim do começo ao fim. Algum nome esquisito ou feio é aceitável, senão natural. Mas quando quase todos são, deve ter algo errado. Nomes como Tankado, Strathmore, Chartrukian, David Becker, Cloucharde, Brinkerhoff, Milken, Meio-a-Meio, Hulohot e Soshi, foram, para mim, escolhas de mau gosto. Mas apesar das minhas criticas quando citei os pontos negativos, posso dizer que recomendo o livro para qualquer pessoa que goste de um bom suspense envolvendo teorias da conspiração, uma agência de inteligência dos EUA, ação, narrativa rápida, uma trama cheia de reviravoltas e que ensine um pouco mais o leitor lhe agregando informações de conhecimentos gerais.

Sabe aquela hora em que você fica de-ses-pe-rado porque os segundos estão chegando ao fim e não irá dar tempo, pois algo irá acontecer? Pois assim é Fortaleza Digital! Confiram um trecho:

"(...) Na tela central, a linha tênue do último firewall havia praticamente desaparecido. A massa preta de linhas em volta do núcleo estava opaca e piscava. Midge virou-se para não ver. Fontaine manteve-se de pé, rígido, olhando para a frente. Brinkerhoff parecia prestes a passar mal.
Dez segundos!Os olhos de Suzan não desgrudavam da imagem de Tanakado. O desespero. O arrependimento (...)"

A essa hora eu já estava congelada. Porém, mais uma frase me deixou mortificada e praticamente tive um ataque cardíaco:

"(...) Um Técnico começou a contagem regressiva:
Cinco. Quatro. Três (...)"

Para quem leu "O Código da Vinci", best seller do autor, com certeza vai se identificar com Fortaleza Digital, com a diferença de Robert Langdon, não está presente e também, não envolve a conspiração de revelar o segredo protegido por qualquer sociedade secreta, mas é uma realidade presente na era que vivemos, da tecnologia e informação.

+Dan Brown

Dan Brown é um escritor norte-americano. Seu primeiro livro, Fortaleza Digital, foi publicado em 1998 nos Estados Unidos.

  • Capa
  • Introdução
  • Sinopse
  • Leitura
  • Final
  • Papel
Total Geral
Excelente 4,3

Você já leu o livro Fortaleza Digital? Deixe seu comentário:

Comprar Livros online é fácil e confiável, aproveite e compre o livro Fortaleza Digital – Brown, Dan – ISBN: 8580414059.

Quando o supercomputador da NSA, até então considerado uma arma invencível para decodificar mensagens terroristas transmitidas pela Internet, se depara com um novo código que não pode ser decifrado, a agência recorre à sua mais brilhante criptógrafa, a bela matemática Susan Fletcher.

Presa numa teia de segredos e mentiras, sem saber em quem confiar, Susan precisa encontrar a chave do engenhoso código para evitar o maior desastre da história da inteligência americana e para salvar a sua vida e a do homem que ama.

    • Origem:  NACIONAL
    • Editora: ARQUEIRO
    • Idioma:  PORTUGUÊS
    • Edição:  1
    • Ano de Edição: 2015
    • Assunto: Suspenses
    • Idioma: PORTUGUÊS
    • Ano:  2015
    • País de Produção: Brazil
    • Código de Barras:  9788580414059
    • ISBN:  8580414059
    • Encadernação:  BROCHURA
    • Altura: 23.00 cm
    • Largura: 16.00 cm
    • Comprimento: 1.70 cm
    • Peso: 0.34 kg
    • Complemento:  NENHUM
    • Nº de Páginas:  336

Antes de estourar no mundo inteiro com O Código Da Vinci, Dan Brownjá demonstrava um talento singular como contador de histórias no seu primeiro livro, Fortaleza Digital, lançado em 1998 nos Estados Unidos. Muitos dos ingredientes que, anos depois, fariam com que o autor fosse reconhecido como um novo mestre dos livros de ação e suspense já estavam presentes no seu romance de estreia: a narrativa rápida, a trama repleta de reviravoltas que prendem o leitor da primeira à última página e o fascínio exercido por códigos secretos, criptografia e enigmas misteriosos. Em Fortaleza Digital, Brown mergulha no intrigante universo dos serviços de informação e ambienta sua história na ultrassecreta e multibilionária NSA, a Agência de Segurança Nacional americana, mais poderosa do que a CIA ou qualquer outra organização de inteligência do mundo. Quando o supercomputador da NSA, até então considerado uma arma invencível para decodificar mensagens terroristas transmitidas pela Internet, se depara com um novo código que não pode ser decifrado, a agência recorre à sua mais brilhante criptógrafa, a bela matemática Susan Fletcher. Presa numa teia de segredos e mentiras, sem saber em quem confiar, Susan precisa encontrar a chave do engenhoso código para evitar o maior desastre da história da inteligência americana e para salvar a sua vida e a do homem que ama.

ISBN: 8580414059

+ Literatura Estrangeira

Livro Boxe – O Livro Das Virtudes – Bennett, William – ISBN: 8520931049
Livro Boxe – O Livro Das Virtudes – Bennett, William – ISBN: 8520931049
Livro 30 E Poucos Anos E Uma Maquina Do Tempo – Daviau, Mo – ISBN: 8568432948
Livro 30 E Poucos Anos E Uma Maquina Do Tempo – Daviau, Mo – ISBN: 8568432948
Livro Dicas Da Imensidao – Atwood, Margaret – ISBN: 8532529917
Livro Dicas Da Imensidao – Atwood, Margaret – ISBN: 8532529917
Livro Walking Dead, The – Busca E Destruiçao – Bonansinga, Jay – ISBN: 8501109290
Livro Walking Dead, The – Busca E Destruiçao – Bonansinga, Jay – ISBN: 8501109290

Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,