Livro Formas Comuns – Giorgi, Gabriel – ISBN: 8532530141

Livro Formas Comuns – Giorgi, Gabriel – ISBN: 8532530141

Resenha

Por

Professor e pesquisador de literatura argentina e latino-americana, atualmente na New York University, o argentino Gabriel Giorgi pensa os limites entre “bios” e cultura através do conceito de biopolítica em Formas comuns – animalidade, literatura, biopolítica, lançamento da Rocco para a coleção EntreCríticas.

Na literatura de Clarice Lispector, Guimarães Rosa e Julio Cortázar, por exemplo, Giorgio analisa o animal figurado e o território para pensar a vida eliminável ou sacrificável na sociedade contemporânea mediante demarcações políticas que atravessam racionalidades de classe, raça, sociais e de gênero. “Animalidade e raça traçaram o perímetro maldito de uma imaginação moderna que se definiu e se legitimou em sua missão civilizatória, e que fez a reinvenção social, racial e cultural de corpos e de populações a matéria de seus sonhos políticos e a racionalidade de suas violências.”

Giorgi vê nas tradições culturais da América Latina, mais precisamente em uma série de materiais estéticos produzidos a partir dos anos 1960, inscrições entre o animal e o humano e uma nova distribuição de corpos e imaginação. Para o autor, a mudança de lugar da figuração animal na cultura é uma das mais interessantes e significativas transformações contemporâneas e traduz, por um horizonte político, demarcações de corpos na tessitura social. “Esse animal que havia funcionado como o signo de uma alteridade heterogênea, a marca de um fora inassimilável para a ordem social – e sobre o qual se haviam projetado hierarquias e exclusões raciais, de classe, sexuais, de gênero, culturais –, esse animal se torna interior, próximo, contíguo, a instância de uma proximidade para a qual não há ‘lugar’ preciso e que desloca mecanismos ordenadores de corpos e sentidos.”

De Guimarães Rosa a Manuel Puig, de Clarice Lispector a Copi, passando por Julio Cortázar, João Gilberto Noll, entre outros, o autor valoriza a contrapartida ficcional para aquele que se apresenta como eixo fundamental da biopolítica, a saber, o problema das “vidas por proteger e vidas por abandonar”. O animal, assimilado nas subjetividades, nunca mais será despercebido do jogo político após a leitura inteligente e cirúrgica de Formas comuns – animalidade, literatura, biopolítica.

Gabriel Giorgi

Gabriel Giorgi estudou na Universidade Nacional de Córdoba, na Argentina, e na New York University, onde atua como professor e pesquisador nas áreas de literaturas argentina e latino-americana, teoria queer e biopolítica. Além de artigos publicados em jornais e revistas da Argentina, dos Estados Unidos, Espanha e Brasil, é autor de Sueños de extermínio. Homosexualidad y representación en la literatura argentina (Rosario: Beatriz Viterbo, 2004) e coeditor de Excesos de vida. Ensayos sobre biopolítica (Buenos Aires: Paidós, 2007).

Você já leu o livro Formas Comuns? Deixe seu comentário:

Ler livro online, o resumo Formas Comuns – Giorgi, Gabriel – ISBN: 8532530141. Confira preço em loja online confiável.

Organizada pela escritora Paloma Vidal, a coleção Entrecríticas reúne ensaios de autores latino-americanos que buscam pensar a literatura em suas conexões com outras práticas artísticas e críticas. Em Formas comuns, novo livro da coleção, o argentino Gabriel Giorgi, professor na Universidade de Nova York, analisa a figuração animal na cultura através da biopolítica, o campo conceitual no qual os limites entre bios – o natural, o biológico e o genético – e cultura se redefinem, a partir da literatura produzida na América Latina desde os anos 1960, de Guimarães Rosa a Manuel Puig, de Clarice Lispector a Julio Cortázar, entre outros. Tomando o lugar do animal na ficção como paradigma, o autor conduz uma reflexão aprofundada sobre as demarcações políticas (leia-se, raciais, sociais e de gênero) que envolvem a questão das vidas por proteger e vidas por abandonar .

    • Origem:  NACIONAL
    • Editora: ROCCO
    • Coleção:  COLEÇAO ENTRECRITICAS
    • Idioma:  PORTUGUÊS
    • Edição:  1
    • Idioma: PORTUGUÊS
    • Ano de Edição: 2016
    • Ano:  2016
    • País de Produção: Brazil
    • Código de Barras:  9788532530141
    • ISBN:  8532530141
    • Encadernação:  BROCHURA
    • Altura: 19.00 cm
    • Largura: 14.00 cm
    • Comprimento: 0.00 cm
    • Peso: 0.28 kg
    • Complemento:  NENHUM
    • Nº de Páginas:  240

ISBN: 8532530141

+ Literatura Estrangeira

Livro Divina Comedia, A, 3 Volumes – Alighieri, Dante – ISBN: 857326120X
Livro Divina Comedia, A, 3 Volumes – Alighieri, Dante – ISBN: 857326120X
Livro Boxe – O Livro Das Virtudes – Bennett, William – ISBN: 8520931049
Livro Boxe – O Livro Das Virtudes – Bennett, William – ISBN: 8520931049
Livro 30 E Poucos Anos E Uma Maquina Do Tempo – Daviau, Mo – ISBN: 8568432948
Livro 30 E Poucos Anos E Uma Maquina Do Tempo – Daviau, Mo – ISBN: 8568432948
Livro Dicas Da Imensidao – Atwood, Margaret – ISBN: 8532529917
Livro Dicas Da Imensidao – Atwood, Margaret – ISBN: 8532529917

Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,