a. Livro As Crônicas de Gelo e Fogo, V.1 – A Guerra dos Tronos, por George R. R. Martin – ISBN: 8562936529 | Mairipa

Livro As Crônicas de Gelo e Fogo, V.1 – A Guerra dos Tronos, por George R. R. Martin – ISBN: 8562936529

Livro As Crônicas de Gelo e Fogo, V.1 – A Guerra dos Tronos, por George R. R. Martin – ISBN: 8562936529

Resenha

Por

"Design Your Universe (A New Age Dawns, Part VI)" é puro Shakespeare no batido e misturado no liquidificador, uma das melhores misturas que já pude experimentar.

É o pioneiro da saga de George R. R. Martin (roteirista e escritor americano) "As Crônicas de Gelo e Fogo - A Guerra dos Tronos", veio para a terra tupiniquim seguida de uma profunda expectativa, tanto é que conquistou um sucesso ainda maior do que estava planejado - o que foi muito bom. A Trilogia que foi promovida a série foi publicado em 2005 vendendo mais de 7 milhões de cópias (metade só nos EUA). A contar de tanto sucesso, um seriado baseado nas Crônicas foi lançado pela HBO.

Comentei algumas das minhas resenhas, e também em conversas por ai a fora que... tudo, o mundo, está relacionado de maneira intrínceca, o universo é uma súper partícula atômica muito desenvolvida, é uma ligação bem esquisita, mas eá existe e podemos senti-la no fundo está tudo profundamente interligado. E confesso que me veio uma frase à mente, e ela acompanhava uma canção da banda Epica, a "Design Your Universe (A New Age Dawns, Part VI)" daí pensei que não poderia ser outra, tinha que ser ela, com certeza é a melhor trilha sonora e colocava ela pra ler e resenhar sobre a obra.

George é um sucesso. Nosso querido autor tem as seis novelas publicadas, são romances pequenos, que derivam e propõe um ambiente dentro do mesmo universo trazendo até os mesmos personagens, magnífico! Tem brinquedos, carteados (jogos de cartas), jogos de tabuleiro além de licenciar videogames e RPGs. Sua obra publicada em 1996 recebeu o prêmio Locus (as sequênciais publicadas em 1998 e 2005 estão inclusas na premiação), teve até quem dissesse que era de todas a mais importante das obra de fantasia depois do Senhor dos Aneis”.

O livro é inspirado basicamente na Guerra das Duas Rosas, que nada mais é do que as disputas sanguinárias pelo trono da grã-bretanha ao longo dos anos e seus reis e reinados, um tomando o trono do outro que enlouquecido aceita a disputa sangrenta e a perde na rebelião violenta. Eu vejo influências de Ivanhoé - Walter Scott, Cervantes e Lovecraft; e uma inconfundível, Shakespeare. É uma emoção capítulo a capítulo, o ponto de vista muda, o personagem muda, é bem dinâmico e inconfundível. Ora é o pai, outro é o ponto da esposa, passando até pelos filhos, temos alguns capítulos que são narrados pelo ponto de vista de um Lannister e outro de Daenerys Targaryen. É incrível toda essa mistura e tanto nexo, amarrações perfeitas e dignas de sucesso.

Um protetor nobre das terras do norte, Eddard Stark, é amigo intimo do Robert Baratheon, o rei. Convocado para ocupar o cargo 'A Mão do Rei'. Ned, Eddard, nota que o inverno está se aproximando porque o verão perdurou mais ou menos por uma década, e quanto maior o tempo do verão, mais difícil é o inverno. E com ele, maus presságios, criaturas bizarras e até más, que aparecem pouco na trama, até porque o objeto da história são as casas nobres e os jogos envoltos ao trono. Ned acaba por aceitar o pedido do Rei para o proteger e ter privilégios para investigar a suposta traição da rainha, Cersei Lannister, e de Jaime (irmão gemeo dela).

Aos poucos vamos navegando e aprofundando na história, notando que não é tudo simples e bonito como se tem numa primeira impressão porque Robert - o rei, não passa de um maldito usurpador (anos atrás ele e Ned, destronaram o “Rei Louco”). Notamos que tudo se passa num universo medieval e feudal e que tragédias não ocupam epaço algum, afinal, cada qual tem sua tarefa e deve cumprir sua atribuição pela ordem divina (orar, ou trabalhar ou guerrear). Mas digo que o real problema está na mudança dos valores para a dura realidade que fica bagunçada em plena transição à modernidade.

Influenciado diretamente por autores fantásticos, Cornwell e Shakespeare, o George criou a melhor das obras que ja vi. Nada é o na cara parece ser, misturando culpas, honras, angústias, medos, orgulhos e ambições, inveja, ódio, amor e redenção são todos parte de uma linha tênue. A Guerra dos Tronos é uma obra que eu super indico, ela é empolgante desde as primeiras palavras até as sensações que terminam com você após fechar a contra capa. É impossível ler ele e abortar as vibrações e impressão de que você está a caminho mesmo do inverno mais rigoroso e extenso no reino mais incrível no qual depois que se conhece, parece que você se tornou parte dele e não sente mais frio.

Voltando a falar de Eddard, ele não tem qualquer traço dos heróis trágicos de Shakespear, ele não passa de um cara dramático e patético, ele simplesmente não absorve a controvérsia. É como se ela flutuasse por fora dele escancarando o conflito entre ele e a corte. Stark, vem de um feudo comum para a época, daqueles que eles mesmos executavam condenados, que gerem de um castelo independente entre aldeias espalhadas e se garantem aos subordinados pela luta. Ele é um senhor feudal medieval perdido no renascimento como se fosse um viajante no tempo. E ganhou de presente de um rei incompetente, tolo e ocioso o ministério de comércio, mas para os Stark, lealdade é honra e é absoluto; já para os palacianos e seus inimigos Lannister, é pagar as dívidas o que é promessa e ameaça.

Ned não compreende coisas importantes e acaba sendo estúpido por confiar em quem não deve na hora errada de maneira errada. O seu desatino é reforçado quando o segredo que luta para descobrir, por grande parte do livro já é sabido dos cortesãos e também já foi mostrado para nós pelos primeiros capítulos (rainha é amante do seu irmão e Eddard encontra a resposta através de uma genética inalcançável nem aos célebres medievos).

Cada dia que passa eu acredito mais que a música "Design Your Universe" tenha vindo à minha mente assim... por acaso, e acima de tudo, não acredito que você esteja lendo minha resenha por qualquer acaso da vida e, SINCERAMENTE... também não posso acreditar que após ter o conhecimento dela a sua curiosidade em conhecer ainda mais sobre 'A Guerra dos Tronos' não tenha significativamente aumentado. E se está mesmo curioso, senta e relaxa... vale a pena, vale um super muito a pena, se vc está precisando de um impurrãozinho.

Bom... chegando nos coitados dos filhos, que são as maiores vítimas das circunstâncias da trama, oferecem o enredo secundário junto com os figurões, amando-os e odiando-os. Um garotinho coxo, o que foi causado por um inimigo e que foi diminuido a um observante incapaz dos acontecimentos, Bran sofre com isso desde o começo da trama. Já o bastardo, Jon Snow, pertence à Patrulha da Noite (guardas inclinados à castidade e guarda da muralha divisora norte da fronteira, de ameaças que acontecem mais para o final das páginas.

Sansa que acaba conseguindo ficar ainda mais simplória que o próprio pai, ainda é vaidosa (sonha com com as benesses da corte, com romances da cavalaria e com o tão prometido casamento - com o príncipe herdeiro), acaba por permitir inimigos usarem de seu ingênuo egoísmo acabando com a sua família. Arya, a rebelde e esperta (comparando com a irmã e com o pai). Corajosa e valente é a esposa Catelyn, Tyrion Lannister, irmão caçula da rainha e anão é o personagem principal mais contraditório da obra, faz parte da família dos vilões, mas convive com ela com desprezo recíproco.

Digo que se parece com um fantástico paradoxo conflitante em que parece uma fantasia medieval (pelo realismo - característica apontada por admiradores), toda a história não é governada pelo Bem versus Mal, mas são os interesses escusos e materiais das famílias mais poderosas.

"O inverno está chegando..."

As Crônicas de Gelo e Fogo

As Crônicas de Gelo e Fogo (no original em inglês: A Song of Ice and Fire) é uma série de livros de fantasia épica escrita pelo romancista e roteirista norte-americano George R. R. Martin.

Você já leu o livro Cronicas De Gelo E Fogo, V.1 - A Guerra Dos Tronos? Deixe seu comentário:

Conheça o livro e compre online. Cronicas De Gelo E Fogo, V.1 – A Guerra Dos Tronos – Martin, George R. R. – ISBN: 8562936529.

Em ‘A Guerra dos Tronos’, George R. R. Martin traz uma história de lordes e damas, soldados e mercenários, assassinos e bastardos, que se juntam em um tempo de presságios malignos. Cada um esforçando-se para ganhar este conflito mortal – a guerra dos tronos. Mistérios, intrigas, romances e aventuras ilustram as páginas deste livro.

  • Origem:  NACIONAL
  • Editora:  LEYA BRASIL
  • Coleção:  AS CRONICAS DE GELO E FOGO
  • Idioma:  PORTUGUÊS
  • Edição:  1
  • Ano:  2010
  • País de Produção: Brazil
  • Código de Barras:  9788562936524
  • ISBN:  8562936529
  • Encadernação:  BROCHURA
  • Altura: 24.00 cm
  • Largura: 17.00 cm
  • Peso: 00.90 kg
  • Complemento:  NENHUM
  • Nº de Páginas:  592
  • Lista de mais vendidos:
    • # 68 emLivros

ISBN: 8562936529

+ Literatura Estrangeira

Livro O Chamado De Cthulhu E Outros Contos – Lovecraft, H. P. – ISBN: 8577151166
Livro O Chamado De Cthulhu E Outros Contos – Lovecraft, H. P. – ISBN: 8577151166
Livro Divina Comedia, A, 3 Volumes – Alighieri, Dante – ISBN: 857326120X
Livro Divina Comedia, A, 3 Volumes – Alighieri, Dante – ISBN: 857326120X
Livro Boxe – O Livro Das Virtudes – Bennett, William – ISBN: 8520931049
Livro Boxe – O Livro Das Virtudes – Bennett, William – ISBN: 8520931049
Livro 30 E Poucos Anos E Uma Maquina Do Tempo – Daviau, Mo – ISBN: 8568432948
Livro 30 E Poucos Anos E Uma Maquina Do Tempo – Daviau, Mo – ISBN: 8568432948

Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,