Livro A Montanha que Devemos Conquistar, por István Mészàros – ISBN: 8575593978

Livro A Montanha que Devemos Conquistar, por István Mészàros – ISBN: 8575593978

Resenha

Por

Como a nossa sociedade está lidando com as desigualdades econômicas e sociais? Porque nós estamos nessa época tão complicada e não mudamos?

Encontrei várias das respostas para as minhas questões sobre a nossa sociedade contemporânea no livro "A Montanha que Devemos Conquistar - Reflexões acerca do Estado", escrito por István Mészàros.

Uma das perspectivas mais importantes na minha opinião é quando o autor trata da teoria marxiana da alienação.

O livro é excelente para todos aqueles, assim como eu, que buscam por respostas quanto a nossa sociedade.

István Mészáros

stván Mészáros (pronuncia-se AFI: [iʃtva:n me:sa:roʃ]; Budapeste, 1930) é um filósofo húngaro e está entre os mais importantes intelectuais marxistas da atualidade. Professor emérito da Universidade de Sussex, na Inglaterra, onde ensinou filosofia por 15 anos, anteriormente foi também professor de Filosofia e Ciências Sociais na Universidade de York, durante 4 anos.

Proveniente de uma família modesta, foi criado pela mãe, operária, e, por força da necessidade, tornou-se ele também trabalhador em uma indústria de aviões de carga, quando mal entrava na adolescência. Com apenas doze anos, o jovem István alterou seu registro de nascimento para alcançar a idade mínima de dezesseis anos e ser aceito pela fábrica. Assim, como homem adulto, passava a receber maior remuneração que a de sua mãe, operária qualificada da Standard Radio Company (uma corporação transnacional estadunidense). A diferença considerável entre suas remunerações semanais foi a primeira experiência marcante e a mais tangível em seu aprendizado sobre a natureza dos conglomerados estrangeiros e da exploração particularmente severa das mulheres pelo capital.

Somente após o final da Segunda Guerra, em 1945, pôde de dedicar melhor aos estudos. Começou a trabalhar como assistente de Lukács no Instituto de Estética da Universidade de Budapeste, em 1951, e defendeu sua tese de doutorado, em 1954. Mészáros seria o sucessor de Lukács na Universidade, porém, após o levante húngaro de outubro de 1956 e com a entrada das tropas soviéticas na Hungria, exilou-se na Itália, onde lecionou na Universidade de Turim, indo posteriormente trabalhar na St. Andrews (Escócia), onde recebeu o título de Professor Emérito, em 1991.

Autor de obra vasta e significativa, ganhador de prêmios como o Attila József, em 1951, e o Isaac Deutscher Memorial, em 1970, Mészáros é considerado um dos mais importantes pensadores da atualidade. Sua experiência como operário que teve acesso aos estudos, na Hungria socialista, em meio às grandes tragédias do século XX, foi possivelmente determinante para a compreensão da educação como forma de superar os obstáculos da realidade: István assim como Donatella, sua companheira desde 1955, sempre militou em defesa da escola das maiorias, das periferias, aquela que oferece possibilidades concretas de libertação para todos.

Mészáros sustenta que a educação deve ser sempre continuada, permanente, ou não é educação. Defende a existência de práticas educacionais que permitam aos educadores e alunos trabalharem as mudanças necessárias para a construção de uma sociedade na qual o capital não explore mais o tempo de lazer, pois as classes dominantes impõem uma educação para o trabalho alienante, com o objetivo de manter o homem dominado. Já a educação libertadora teria como função transformar o trabalhador em um agente político, que pensa, que age e que usa a palavra como arma para transformar o mundo. Para ele, uma educação para além do capital deve, portanto, andar de mãos dadas como a luta por uma transformação radical do modelo econômico e político hegemônico. Estudioso das obras de Marx, Mészáros alerta que a sociedade só se transforma pela luta de classes, e é necessário romper com a lógica do capital, se quisermos contemplar a criação de uma alternativa educacional significativamente diferente.

Você já leu o livro A Montanha Que Devemos Conquistar? Deixe seu comentário:

Onde Comprar o Livro A Montanha Que Devemos Conquistar – Meszaros, Istvan – ISBN: 8575593978. Veja em loja online o preço deste livro.

No livro, Mészáros aponta, o principal empecilho à existência da humanidade; o Estado e sua lógica capitalista. O filósofo traça um paralelo entre os interesses do capital e o bem estar humano, e demonstra a impossibilidade que os dois conceitos existam numa mesma sociedade, uma vez que os interesses de um interferem diretamente na existência do outro.

A difícil questão para nós é: quanto tempo pode a perversa normalidade de uma ordem socioeconômica e política antagônica, com sua irreprimível tendência de afirmação global de seu domínio, manter sua dominação sem destruir a própria humanidade? Esse é o tamanho da montanha que devemos escalar e conquistar.”

Em A montanha que devemos conquistar, o filófoso húngaro Istvan Mészáros aborda um tema que tem tradição no pensamento marxista: o Estado. Partindo de Platão e Aristóteles e fazendo de Hobbes e, especialmente, Hegel, seus principais interlocutores, o autor discorre não apenas sobre o Estado e o campo político em disputa, mas também sobre a sociabilidade capitalista numa época em que o sistema tornou-se efetivamente global. “As crises do capitalismo recolocaram o papel do Estado no centro do debate teórico. Em tempos de reflexões acadêmicas minimalistas e ultraespecíficas, István Mészáros emerge como um pensador fundamental”, afirma Ivana Jinkings, diretora editorial da Boitempo, no prefácio. “Seu trabalho dialoga criticamente com toda a produção relevante dos últimos 150 anos e navega dos clássicos aos contemporâneos com rigor e criatividade notáveis”.

Em sete breves capítulos mais introdução e conclusão, Mészáros afirma que o Estado, tal como constituído historicamente, em vez de resolver, agrava os problemas sociais. O autor discute a possibilidade de novas formas de organização social, que, segundo ele, necessitam superar os antagonismos enraizados na ordem social do capital para surgir de modo coordenado e cooperativamente estruturado, desde seus menores meios de socialização até seus processos abrangentes de tomadas de decisão. A densidade e o alcance de sua crítica da ordem social vigente representam uma consistente base teórica para a construção de alternativas.

As contribuições de Mészáros para a análise da teoria marxiana da alienação, da crise estrutural do capitalismo e da dissolução das sociedades soviéticas pós-revolucionárias fazem dele um dos estudiosos mais importantes do século. Para o jurista e professor de filosofia do direito da USP, Alysson Leandro Mascaro, que assina o texto das orelhas, “este livro trata de grandes problemas. Isto porque as contradições do capitalismo contemporâneo já não conseguem mais obter respostas eficientes por parte do Estado. Disso decorre que não é possível mais ler a política do mesmo modo como a história até os dias atuais a tem tratado”.

A pedido do autor, A montanha que devemos conquistar traz dois apêndices: o capítulo “Como poderia o Estado fenecer?”, de Para além do capital, e uma entrevista concedida pelo filósofo à jornalista Eleonora de Lucena, da Folha de S.Paulo, em 2013.

  • Origem:  NACIONAL
  • Editora:  BOITEMPO EDITORIAL
  • Idioma:  PORTUGUÊS
  • Edição:  1
  • Ano:  2014
  • País de Produção: Brazil
  • Código de Barras:  9788575593974
  • ISBN:  8575593978
  • Encadernação:  BROCHURA
  • Altura: 21.00 cm
  • Largura: 14.00 cm
  • Comprimento: 1.50 cm
  • Peso: 00.20 kg
  • Complemento:  NENHUM
  • Nº de Páginas:  184

ISBN: 8575593978

+ Ciencias Sociais

Livro A Dificil Democracia – Santos, Boaventura De Sousa – ISBN: 8575595091
Livro A Dificil Democracia – Santos, Boaventura De Sousa – ISBN: 8575595091
Livro Visita Domiciliar – Teoria E Pratica – Amaro, Sarita – ISBN: 8565540146
Livro Visita Domiciliar – Teoria E Pratica – Amaro, Sarita – ISBN: 8565540146
Livro Serviço Social Na Educaçao – ISBN: 856554012X
Livro Serviço Social Na Educaçao – ISBN: 856554012X
Livro Representantes De Quem? – Marconi, Jairo Nicolau – ISBN: 8537816124
Livro Representantes De Quem? – Marconi, Jairo Nicolau – ISBN: 8537816124

Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,