30% dos brasileiros nunca compraram um livro, revela pesquisa

30% dos brasileiros nunca compraram um livro, revela pesquisa
Marketa / Flickr
Publicado dia 29/10/2016 em Artigos


Um fato conhecido é que o brasileiro ainda não tem o costume de ler livros frequentemente, mas também acreditamos que isso está mudando aos poucos.

Realizada pelo Ibope por encomenda do Instituto Pró-Livro, entidade mantida pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel), Câmara Brasileira do Livro (CBL) e Associação Brasileira de Editores de Livros Escolares (Abrelivros), a pesquisa ouviu 5.012 pessoas, alfabetizadas ou não, mesma amostra da pesquisa passada. Isso representa, segundo o Ibope, 93% da população brasileira.

Para a pesquisa, é leitor quem leu, inteiro ou em partes, pelo menos 1 livro nos últimos 3 meses. Já o não leitor é aquele que declarou não ter lido nenhum livro nos últimos 3 meses, mesmo que tenha lido nos últimos 12 meses.

A Bíblia é o livro mais lido, em qualquer nível de escolaridade. O livro religioso, aliás, aparece em todas as listas: últimos livros lidos, livros mais marcantes. 74% da população não comprou nenhum livro nos últimos três meses. Entre os que compraram livros em geral por vontade própria, 16% preferiram o impresso e 1% o e-book. Um dado alarmante: 30% dos entrevistados nunca comprou um livro.

A leitura ficou em 10º lugar quando o assunto é o que gosta de fazer no tempo livre. Perdeu para assistir televisão (73%), que, vale dizer, perdeu importância quando olhamos os outros anos da pesquisa: 2007 (77%) e 2011 (85%). Em segundo lugar, a preferência é por ouvir música (60%). Depois aparecem usar a internet (47%), reunir-se com amigos ou família ou sair com amigos (45%), assistir vídeos ou filmes em casa (44%), usar WhatsApp (43%), escrever (40%), usar Facebook, Twitter ou Instagram (35%), ler jornais, revistas ou noticias (24%), ler livros em papel ou livros digitais (24%) – mesmo índice de praticar esporte. Perdem para a leitura de um livro: desenhar, pintar, fazer artesanato ou trabalhos manuais (15%), ir a bares, restaurantes ou shows (14%), jogar games ou videogames (12%), ir ao cinema, teatro, concertos, museus ou exposições (6%), não fazer nada, descansar ou dormir (15%).

A principal forma de acesso ao livro é a compra em livraria física ou internet (43%). Depois aparecem presenteados (23%), emprestados de amigos e familiares (21%), emprestados de bibliotecas de escolas (18%), distribuídos pelo governo ou pelas escolas (9%), baixados da internet (9%), emprestados por bibliotecas públicas ou comunitárias (7%), emprestados em outros locais (5%), fotocopiados, xerocados ou digitalizados (5%), não sabe/não respondeu (7%).

A livraria física é o local preferido dos entrevistados para comprar livros (44%), seguida por bancas de jornal e revista (19%), livrarias online (15%), igrejas e outros espaços religiosos (9%), sebos (8%), escola (7%), supermercados ou lojas de departamentos (7%), bienais ou feiras de livros (6%), na rua, com vendedores ambulantes (5%), outros sites da internet (4%), em casa ou no local de trabalho, com vendedores “porta a porta” (3%), outros locais (6%) e não sabe/não respondeu (7%). O preço é o que define o local da compra para 42% dos entrevistados. Na pesquisa anterior, isso valia para 49%.


+ Artigos

Nova forma de ensino on-line chega ao Brasil
Nova forma de ensino on-line chega ao Brasil
Baixar livros piratas não é legal. Entenda por quê
Baixar livros piratas não é legal. Entenda por quê
Youtuber Christian Figueiredo lança livro “Eu Fico Loko 3”
Youtuber Christian Figueiredo lança livro “Eu Fico Loko 3”
Livros são ótimos presentes de Natal para crianças
Livros são ótimos presentes de Natal para crianças

5 livros sobre Fidel Castro para você aprender mais sobre história
5 livros sobre Fidel Castro para você aprender mais sobre história
Confira a lista dos ganhadores do Prêmio Jabuti 2016
Confira a lista dos ganhadores do Prêmio Jabuti 2016
Livro traz histórias de uma mulher viajando o mundo sozinha
Livro traz histórias de uma mulher viajando o mundo sozinha
Livro “A estratégia das 3 caixas” apresenta método simples para inovar
Livro “A estratégia das 3 caixas” apresenta método simples para inovar

+ Mairipa

Livro Gestao Estrategica – Uma Introduçao – Andersen, Torben Juul – ISBN: 8502621955
Livro Gestao Estrategica – Uma Introduçao – Andersen, Torben Juul – ISBN: 8502621955
Livro The Chord Wheel – Hal Leonard Publishing Company Staff – ISBN: 0634021427
Livro The Chord Wheel – Hal Leonard Publishing Company Staff – ISBN: 0634021427
Livro Thermotherapy For Neoplasia, Inflammation, And Pai – Springer-verlag – ISBN: 4431702857
Livro Thermotherapy For Neoplasia, Inflammation, And Pai – Springer-verlag – ISBN: 4431702857
Livro The Year Book Of Anesthesiology And Pain Mana – ISBN: 0323021026
Livro The Year Book Of Anesthesiology And Pain Mana – ISBN: 0323021026

Livro Albert Calmette – ISBN: 6133118334
Livro Albert Calmette – ISBN: 6133118334
Livro Production And Operations Management – Starr, Martin – ISBN: 1426630573
Livro Production And Operations Management – Starr, Martin – ISBN: 1426630573
Livro The Technique Of The Professional Make-up Artist – Kehoe Jr, Vincent – ISBN: 0240802179
Livro The Technique Of The Professional Make-up Artist – Kehoe Jr, Vincent – ISBN: 0240802179
Livro Mutual Fund Rules – Sheimo, Michael D. – ISBN: 007135025X
Livro Mutual Fund Rules – Sheimo, Michael D. – ISBN: 007135025X
Tags:, , , , , ,